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terça-feira

A DOUTRINA DA TRINDADE

VERS. CHAVE: (Mt. 28.19) – “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. LEITURA OFICIAL - João 1.1-3,14). 1 – No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 – Ele estava no principio com Deus. 3 – Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 14 – E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. INTRODUÇÃO: O estudo em pauta visa um melhor conhecimento do leitor, a respeito da trindade, uma vez que para os incrédulos e adeptos de seitas, isso seria como um insulto, mais para os cristãos ortodoxos e conservadores é poder de Deus. I – DEFININDO OS TERMOS 1. O vocábulo “Verbo” é às vezes traduzido por “palavra”. O vocábulo original aqui para “Verbo” é logos. Não tem correspondente em língua moderna. O logos de jo 1.1 não é impessoal, mas uma pessoa é o Verbo Eterno, que se tornou filho, o encarnado de Deus, quando foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria, cumprindo assim a promessa de Deus “Tu és meu filho, eu hoje te gerei” (Sl 2.7: At 13.33). A partir daí “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14) e “nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Col 2.9) 2. A expressão Filho de Deus revela a divindade de Cristo. É estultícia afirmar que Jesus não é Deus, mas o Filho de Deus, o conceito de filho no pensamento judaico fala de participação e de igualdade, como é o caso de filho da luz -Lc 16.8- filho da ressurreição - Lc 20.36 - Jesus como Filho de Deus revela a sua deidade, assim como seu título Filho do homem revela sua humanidade. a) Filho de Deus revela sua deidade absoluta (Jo 5.17). Jesus declarou-se Filho de Deus. No versículo seguinte o evangelista declara que isso é o mesmo que ser igual a Deus. “Por isso os judeus ainda procuravam mata-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18). A declaração “Filho de Deus” é uma afirmação da sua divindade. b) O cristão é filho de Deus, a expressão “Filho de Deus”, aplicada a Jesus, tem um sentido único e diferente no tocante à mesma expressão aplicada aos salvos. Temos tal posição por adoção (Rm 8.15,23: Gl 4.5; Ef 1.5). 3. A expressão “Filho Unigênito” revela a divindade de Cristo. a) No Novo Testamento, esta expressão aparece cinco vezes concernente a Cristo: Jo 1.14,18; 3.16; 1Jo 9.4. b) Etimologia de “Unigênito” O termo original é mono genes. “Mono” significa único, e gene deriva de genos = raça, tipo (e não de gennão = gerar). Isaque por exemplo, é chamado unigênito de Abraão, e sabemos que Abraão gerou também a Ismael e outros filhos com Quetura (Gn 16.15; 25.1-4) isto mostra que a tal palavra reflete á idéia de natureza, caráter, tipo, e não de geração. “Unigênito” na Bíblia significa, portanto o “único da espécie, único do tipo”, Jesus é singular, único Filho de Deus que tem a essência do Pai. II - DEFININDO A TRINDADE 1. O nome “DEUS” tem variação de emprego no seu sentido na Bíblia. Aparece com referência ao Pai sozinho, como Deus verdadeiro e absoluto (Fp 2.11); em Jo 1.1 “... e o Verbo estava com Deus....” com referência ao Filho, como Deus absoluto, com toda a sua plenitude (1Jo 5.20; Cl 2.9) e na última parte de Jo 1.1.....” e o Verbo era Deus”. Da mesma forma com relação ao Espírito Santo (At 5.3,4). Muitas vezes, se refere á Trindade (l Co 12.28). 2. O mesmo acontece com o vocábulo “JEOVÁ” ou “IAVÉ” ou “SENHOR”, conforme nossas versões do antigo testamento, refere-se ao Pai (Sl 110.1) ao Filho (Jr 23.5-6), ao Espírito Santo (2 Sm 23.2,3), e à Trindade (Dt 6.4; Sl 83.18). Convém salientar que a unidade de Dt 6.4: “Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” é composta e não absoluta. 3. A Trindade Bíblica há um só Deus e Deus é um só (Dt 6.4; 1Co 8.6; Ef 4.6). A Bíblia, entretanto, ensina que cada pessoa da trindade é Deus absoluto em toda sua plenitude. A Trindade, portanto, é a união de três Pessoas distintas em uma só divindade, e não em uma só pessoa, pois a unidade de Deus é composta e não absoluta, e isso em nada contradiz o principio judaico cristão do monoteísmo. 4. Conceito. Reiteramos aqui o que foi dito na lição anterior sobre Deus subsistindo como uma Trindade “Pois existe uma única pessoa do Pai, outra do Filho, e outra do Espírito Santo Mas a deidade do Pai, do Filho, e do Espírito Santo é toda uma só, a glória é igual e a majestade é coeterna”. O Filho não é parte da divindade, mas Deus absoluto, e da mesma forma o Espírito Santo. Devemos ter o cuidado de não confundir as pessoas; isso é muito importante, pois evita cairmos no Unicismo. 5. O termo ”Trindade” não aparece na Bíblia. Ele surgiu na Igreja a partir do século II. Como já vimos, é um termo que fala de Deus em três pessoas. É o termo mais conveniente para designar o Deus trino, que se revela através das Escrituras, como Pai, Filho, e Espírito Santo, apesar de ser ao mesmo tempo uno. É um mistério divino que ultrapassa a nossa razão. Mas pela fé sincera na Palavra de Deus apreendemos essa doutrina fundamental. 6. A Trindade na Bíblia, Gn 1.1 – onde o nome hebraico para Deus, Elohim, é plural, já mostra que essa unidade de Deus é composta. ‘FAÇAMOS O HOMEM Á NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA’ (Gn 1.26) “Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal” (Gn 3.22) “DESÇAMOS E CONFUNDAMOS A SUA LINGUA” (Gn 11.7). O batismo de Jesus (Mt 3.16,17); a fórmula batismal (Mt 28.19); a distribuição dos dons Espirituais (1Co 12.4-6) a benção apostólica (2Co 13.13) e a unidade da Igreja em Deus (Ef 4.4-6) são provas Bíblicas irrefutáveis da Trindade. III - CADA PESSOA DA TRINDADE É DEUS VERDADEIRO 1. Deus. A Bíblia diz que só um é chamado Deus (Dt 4.35,39; Is 44.6,8; 45.5,21; 46.9), no entanto a Bíblia também diz que cada uma destas pessoas é Deus – O Pai (Jo 17.3; 1Co 8.4,6; Ef 4.6); o Filho (Jo 1.1; Rm 9.5; Hb 1.8,9 comp. Sl 45.6,7; 1Jo 5.20) e o Espírito Santo (At 5.3,4; 7.51 comp. Sl 78.18,19). Um só Deus em três pessoas e não em uma só pessoa. 2. Jeová (SENHOR em nossas versões). As Escrituras Sagradas afirmam que somente um é chamado Jeová (Dt 6.4; Ne 9.6; Sl 83.18; Is 45.5,6,18); no entanto, nos ensinam que cada uma dessas Pessoas é Jeová – o Pai (1Sm 2.2; 1Cr 17.20; Is 37.20); o Filho (Is 40.3 comp. Mt 3.3; Jr 23.5,6) e o Espírito Santo (Jz 15.14 comp. 16.20; Hb 3.7 comp. Ex 17.7,8; 2Pd 1.21 comp. Nm 12.6).3. Deus de Israel. Segundo a Palavra de Deus, somente um é chamado Deus de Israel (Dt. 5.1,6 e 7). A Bíblia, entretanto ensina que cada Pessoa da Trindade é Deus de Israel – o Pai (Sl 72.18); o Filho (Ez 44.2; Lc 1.16,17); e o Espírito Santo (2 Sm 23.2,3). 4. SENHOR Deus. A Bíblia nos ensina que somente um é chamado SENHOR Deus (2 Sm 7.22); no entanto ela mesma nos ensina que uma dessas três pessoas é SENHOR Deus – o Pai (Os 13.4); o Filho (Ez 44.2) e o Espírito Santo (At 7.51 comp. 2 Rs 17.14). IV. ATRIBUTOS NATURAIS DE CADA PESSOA DA TRINDADE 1. Onipotente. O mesmo que todo poderoso. A Bíblia afirma que somente Deus é onipotente (Dt 3.24; Sl 89.6-8; Is 43.12,13; Jr 10.6), e a mesma ensina também que cada uma dessas pessoas é onipotente – o Pai (2Cr 20.6; Is 14.27; Ef 1.19) o Filho (Mt 28.18; Ap 1.8; 3.7) e o Espírito Santo (Zc 4.6; Lc 1.35). 2. Eterno. Significa que não teve origem e nem terá fim. Um ser á parte da criação. A Bíblia é clara em ensinar que somente Deus é Eterno (Is 40.28; 41.4; 43.10,13; 44.6), e com essa mesma clareza ensina a Bíblia que cada uma das Pessoas da Trindade é Eterna – o Pai (Sl 90.2; 93.2); o Filho (Is 9.6; Mq 5.2; Jô 1.1; 8.58; 17.5,24; Ap 1.17,18) e o Espírito Santo (Gn 1.2; Hb 9.14). 3. Onipresente. É o poder de estar em toda parte do universo ao mesmo tempo. Essa palavra não aparece na Bíblia, como também não aparece a palavra Trindade. Porém, a evidência da onipresença está implícita em Sl 139.7; 1Rs 8.27; Jr 23.24. É um termo teológico posterior. As Santas Escrituras ensinam que somente Deus é Onipresente (Jr 23.23,24); no entanto, revelam que cada uma dessas três Pessoas é Onipresente – o Pai (Am 9.23; Hb 4.13); o Filho (Mt 18.20; 28.20 Jo 3.13) e o Espírito Santo (Sl 139.7-10; l Co 3.16; Jo 14.17). 4. Onisciente. É o poder de saber todas as coisas. É um termo teológico á parte das Escrituras. A Bíblia ensina que somente Deus é onisciente, (l Rs 8.39; Dn 2.20-22; Mt 24.36); no entanto, encontramos nela que cada uma dessas três Pessoas é onisciente - o Pai (l Cr 28.9; Is 48.5-7; 42.9) o Filho (Mc 9.34,35; Jo 6.64; 18.4) e o Espírito Santo (Ez. 11.5; Rm 8.26,27; l Co 2.10,11; l Tm 4.1). 5. Criador. As Escrituras Sagradas afirmam que somente Deus é o Criador (Is 44.24; 45.5-7,18), mas ao mesmo tempo ensinam que cada uma dessas três Pessoas é o Criador – o Pai (Ne 9.6; Jr 27.5; Sl 146.6; At. 14.15); o Filho (Jo 1.1-3; Cl 1.16-18; Hb 1.2,10) e o Espírito Santo (Jó 26.13; 33.4; Sl 1041.30). 6. Vida. A Bíblia diz que somente Deus é a fonte da vida (Dt 32.39); no entanto, ela também afirma que cada uma dessas três pessoas é a fonte da vida – o Pai (Sl 36.9; At 17.25,28); o Filho (Jo 1.4; 11.25) e o Espírito Santo (Rm 8.2; Jó 33.4). CONCLUSÃO: Este estudo apresenta as bases bíblicas da doutrina da Trindade, deve ser usado sempre porque envolve a vida cristã e servirá de referência em nosso dia a dia, e mais, porque o Senhor vela pela sua Palavra para cumprir. (Jr. 1.12). QUESTIONÁRIO 1 – A Trindade e composta de quantas pessoas? R - Três 2 – Quando se em fala em Trindade, de quem estamos falando. R - Pai, Filho e Espírito Santo. 3 - Quais foram os nomes que Jesus ordenou que se efetuasse o Batismo? R - Pai, e do Filho e do Espírito Santo. 4 – O Verbo se fez carne e Habitou entre nós, Quem é o Verbo? R - Jesus Cristo. 5 - O Filho encarnado de Deus foi gerado por quem? R - Espírito Santo. 6- Porque os Judeus Procuravam matar a Jesus? R - Porque declarou ser Filho de Deus e quebrantava o sábado. 7 - O que revela a expressão “Filho Unigênito” R - A Divindade de Cristo Obs.– Estudo compilado das Lições Bíblicas Ass. Deus - 2º Trm. 1997 - com algumas variações/ Por: Pr. Silas Proença.

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