Resgatenet

 photo banner-azul_zpsce90a19a.gif

domingo

O NOVO TESTAMENTO E A AÇÃO SOCIAL DA IGREJA



Nos Evangelhos.
O Senhor Jesus Cristo ensinou a generosidade e a hospitalidade para com os pobres (Lc 14.12-14). A relevância do tema pode ser vista no final do sermão profético de Jesus, quando Ele, categoricamente, revela quem participará do Reino de Deus:

“Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes verme” (Mt 25.34-36).

 Você tem agido como Jesus ensinou?

Na Igreja Primitiva. A Igreja Primitiva desenvolveu um excelente trabalho social (At 2.42; 4.32), erradicando a necessidade de entre seus membros (At 4.34,35).
Dando prosseguimento a esse importante trabalho, o apóstolo Paulo recolheu ofertas entre as igrejas gentias para a assistência aos crentes hebreus de Jerusalém (Rm 15.25-29).
As boas obras são evidências de uma fé viva em Deus, conforme afirma Tiago.
Os que afirmam estarem salvos pela fé em Cristo, devem demonstrar sua fé por intermédio das obras (Tg 2.14-26).

Na Igreja atual. A Igreja, à semelhança de Israel no Antigo Testamento, tem um compromisso social diante do Senhor:

“Se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam” (Is 58.10-11; cf. Mt 5.13-16).

 Sua igreja tem observado esse compromisso social?

Você também é responsável pelos pobres e necessitados.

 Os servos de Deus têm o compromisso de socorrer os pobres e necessitados.

CONCLUSÃO:

A Igreja Primitiva não se intimidou com as perseguições nem se omitiu em cumprir sua missão social. Além de espalhar o Evangelho por todo o mundo, soube como socorrer os aflitos e necessitados. Mostremos, pois, ao mundo o nosso Deus.
Ele não se limitou a criar os céus e a terra, mas intervém amorosamente na vida dos filhos dos homens e

“faz justiça aos oprimidos; que dá pão aos que têm fome; que liberta os encarcerados; que abre os olhos aos cegos; que levanta os abatidos; que guarda os peregrinos e que ampara o órfão e a viúva” (Sl 146.7-9).

Façamos a nossa parte!


Deus o abençoe....


Fonte: Parte extraida de Lições Bíblicas CPAD
Jovens e Adultos
3º Trimestre de 2011 - Lição 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário