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sábado

O COMPORTAMENTO DO CRENTE NO LAR...

VERS. CHAVE: (Ef 6.2) – “Honra teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa”. (Ef 5.22-28; 6.1-4). 22 – Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; 23 – porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo, 24 – De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido. 25 – Vós maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 – para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra. 27 – Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 – Assim deve o marido amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. (Ef 6) 1 – Vós filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 – Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, 3 – para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. 4 – E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. INTRODUÇÃO: O texto destaca o princípio da submissão como um dever dentro das relações familiares entre os cônjuges e os filhos. Neste estudo observaremos o AMOR, zelo, que Deus tem para com a Igreja, onde vocês podem observar que é traçado um paralelo, colocando a família lado a lado com a igreja, muitos não entendem este mistério, é Deus nos orientando como se fortalecer em casa e na Igreja, uma família estruturada; filhos estruturados uma Igreja estruturada, e Jesus Cristo dando o crescimento. Amem! I – A CONDUTA DA ESPOSA 1. O principio da sujeição (v.22). – Em nosso tempo esse princípio tem sido deturpado, porque as mulheres conquistaram um espaço muito grande na sociedade. Tem havido choque entre o ensino bíblico e a filosofia secular puramente humanista, alheia a Deus e à sua Palavra. A distinção entre os dois está no fato de que o ensino Bíblico tem sua base nos princípios divinos e o pensamento secular é totalmente humano, em que o mundo sem Deus dita os credos, leis e costumes. Deus estabeleceu o princípio da autoridade dentro do lar. A mulher deve sujeição ao seu marido, e este deve ser sujeito ao Senhor. 2. Sujeição, não escravidão. A sujeição da esposa a seu marido tem um sentido especial no Novo Testamento. Jesus, em sua obra no calvário, restaurou o lugar da mulher na sociedade. No Antigo Testamento havia muitas restrições às mulheres, resultantes da maldição do pecado no princípio do mundo. Por isso, a sujeição da mulher ao seu marido não pode ser interpretada como subserviência, humilhação e depreciação. Ela deve ser feita de modo decente, respeitador e com muito amor. 3. Dignidade, não igualdade. A Bíblia define a posição da mulher em relação ao homem e a coloca não em superioridade para que não haja crise de liderança dentro do lar. A autoridade do homem sobre a mulher não significa inferiorizá-la, se esse homem e essa mulher são cristãos autênticos e conhecedores do que a Palavra ensina sobre a família. A sujeição da mulher ao seu marido deve ser espontânea, porque deve ser baseada no amor, dele para com ela e vice-versa. Uma esposa cristã autêntica não tem o espírito do mundo que não compreende as coisas de Deus. Por isso, sua sujeição é feita no Senhor que a dignifica e a valoriza diante do marido, dos filhos e da sociedade, e por sua vez, o marido sendo um servo de Deus, corresponde a essa sujeição dela. 4. Sujeição no Senhor (v.22) – É bom que os maridos entendam que a sujeição, que a mulher deve ter, esta se referindo num sentido espiritual. Não se trata primeiramente de uma sujeição física e moral em que a esposa tenha que satisfazer todas as vontades do marido. Essa idéia é machista e reprovada por Deus. Na criação, o homem foi feito cabeça da mulher, isto é, o líder da família, o que também não significa que a mulher não possa pensar raciocinar, emitir opiniões sobre assuntos do lar. A mulher foi tirada do lado do homem e deve permanecer ao lado do homem; não debaixo dos seus pés. II – A CONDUTA DO MARIDO Esta conduta do marido é baseada na mesma regra contida no texto bíblico em apreço, que fala de Cristo e sua Igreja. O amor é a expressão máxima desse relacionamento marido-esposa. A autoridade do marido dentro lar não é a tipo senhor e escravo. 1. O marido deve amar a esposa com um amor desprendido (v.25) – Assim como Jesus amou a Igreja e deu a sua vida por ela, o amor conjugal deve ser doador, porque o v.25 fala de um amor destituído de egoísmo. 2. O marido deve amar a esposa com um amor protetor (v.26) – O versículo fala “para santificar”, isto é, separar e preservar para si mesmo e não permitir que coisas estranhas a envolvam. III – O EXEMPLO DE CRISTO PARA COM A IGREJA Paulo faz uma metáfora com esposa e a Igreja para ilustrar a preocupação de Cristo com os crentes. 1. Ele quer a Igreja purificada (v.26) – Todos os vestígios da velha vida não podem mais fazer parte da vida da Igreja. Lavagem com água é uma linguagem figurada que significa pureza espiritual. O texto diz mais, que essa lavagem é pela “Palavra”, a palavra de Cristo, os seus ensinos. Sem dúvida, o poder da Palavra produz limpeza e purificação. 2. Ele quer a Igreja devidamente preparada (v.27) – A Igreja esta sendo revestida da glória de Cristo pelo ministério do Espírito Santo. Antes, ela foi purificada e, agora, na vinda de Cristo, se apresenta vestida de glória. Na sua vinda, Cristo a quer devidamente preparada e gloriosa. 3. Ele quer a Igreja como uma esposa sem defeitos (v.27) – A glória da igreja resulta da pureza que Cristo propiciou. “Sem mácula” desfaz a possibilidade de contaminação, isto é, sem nenhuma mancha capaz de empanar a glória da Igreja. “Nem Ruga”, isto é, qualquer defeito, ou saliência, ou vinco na pele e nos seus vestidos. A Igreja está sendo preparada pelo Espírito Santo para um dia encontrar o seu amado esposo celestial. Ela tem de ser a esposa sem defeito, bela e gloriosa. Diz ainda o versículo: “mas santa e irrepreensível”. 4. Ele quer dar a Igreja seu total amor (v.28) – Paulo faz uma analogia para ilustrar o seu verdadeiro amor conjugal: “Assim devem os maridos amar suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos”. Assim como no casamento, os dois homem e mulher formam uma só carne, o que revela o amor existente entre eles, também, Cristo ama a sua Igreja, como se fosse uma só carne. A Igreja é o corpo de Cristo, por isso, Ele cuida desse corpo. IV – A CONDUTA RELACIONAL ENTRE PAIS E FILHOS A Bíblia é o manual por excelência da família. Se seus santos ensinos forem obedecidos, a família terá paz, felicidade e bem-estar como um todo, e também cada um de seus membros. 1. O dever dos filhos (v.1) – Neste versículo duas palavras se destacam, as quais determinam uma relação sadia e abençoada da parte dos filhos para com os pais: obediência e honra. a) Obediência. A obediência dos filhos aos pais feita no Senhor só trará benefícios morais, físicos e espirituais para as duas partes. A obediência é um dever moral. Os filhos devem obedecer aos seus pais porque isto é justo aos olhos de Deus. Na cultura moderna do mundo em que vivemos esse princípio é rechaçado, porque os pais, em nome de uma liberdade que mais escraviza que liberta, perderam o controle sobre os filhos. Os filhos que amam e respeitam os pais obedecem, porque possuem consciência cristã de responsabilidade para com Deus e para com os pais. b) Honra. Esta é a segunda palavra chave que determina uma relação sadia dos filhos para com os pais. Nos vv. 2 e 3 está escrito: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. Esse é um mandamento com promessa o qual tem sido na experiência de bons filhos, um modo de ser amplamente abençoado por Deus. A desobediência desonra aos pais e consecutivamente a Deus. Por isso, os filhos devem honrar aos pais mesmo que estes discordem deles em algum princípio, e Deus os abençoará copiosamente. 2. O dever dos pais para com os filhos (v.4). Naturalmente esse dever aparece essencialmente no papel do pai, líder do lar, mas isso não impede nem omite a importância da mãe. Aliás, nos tempos atuais muitas mulheres têm exercido o papel de pais, por causa da ausência deles dentro do lar. Portanto cabe ao pai e a mãe a responsabilidade especial na educação dos filhos. Três coisas a Bíblia destaca aqui: criar, doutrina e admoestação. A palavra “criar” tem a idéia de correção. A palavra “doutrina” refere-se a dar aos filhos uma conceituação correta das doutrinas da Bíblia, mas ao mesmo tempo ensinar-lhes os princípios éticos teológicos e morais. A palavra “admoestação” envolve correção por parte dos pais quando os filhos erram, quando quebram princípios normatizadores do lar, da família. CONCLUSÃO Em nosso tempo o ensinamento tem sido deturpado, porque as mulheres conquistaram um espaço muito grande na sociedade. Tem havido choque entre o ensino bíblico e a filosofia secular puramente humanista, alheia a Deus e à sua Palavra. A distinção entre os dois está no fato de que o ensino bíblico tem sua base nos princípios divinos e o pensamento secular é totalmente humano, em que o mundo sem Deus dita os credos, leis e costumes. Devemos seguir e cumprir a Palavra de Deus em todo o tempo, a despeito de todas as mudanças ocorridas na sociedade, pois fazendo assim, seremos abençoados. Estudo compilado (Revista Escola Dominical - Igreja Evangelica Assembleia de Deus - Ministério Belém - Deus abençoe......

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