Resgatenet

 photo banner-azul_zpsce90a19a.gif

terça-feira

O CINTO/CHAPÉUS E ADORNOS DE CABEÇA

A cinta ou cinto mencionados na Bíblia provavelmente são diferentes nomes para um mesmo objeto. Parece que, ao longo dos anos, ele vai variando de tamanho e nome, mas a função é quase sempre a mesma - prender as túnicas longas para facilitar a cami¬nhada. As vezes as roupas compridas atrapalhavam um pouco quando alguém queria correr ou quando seu trabalho exigia gestos mais largos. Nesse caso, ele erguia a barra da vestimenta e enfiava a ponta no cinto.
Às vezes, esse cinto era apenas uma túnica amarrada na cintura. Talvez a referência mais conhecida desse uso do cinto seja a de Elias, que prendeu a roupa com um cinto para correr até a entrada de Jez¬reel (1 Rs 18.46).
Quando uma pessoa estava de luto ou em profundo pesar, usava um cinto feito de pano de saco (1 Rs 20.32). O pano de saco era um tecido feito de pêlos de cabra, e quando usado diretamente sobre a pele infligia grande desconforto (Jn 3.6). Às vezes eles o punham por cima das roupas mesmo.
No primeiro século também usava-se muito o cinto. Sua principal finalidade era ajustar ao corpo as túnicas interiores folgadas. Na maioria dos casos, o cinto nada mais era que uma larga tira de pano enrolada na cintura. Mas os homens ricos tinham também cintos de seda ou de couro, e alguns desses ostentavam vistosos bordados, e talvez até uma fivela de ouro. Geralmente o tecido usado como cinto era de cor vistosa.
Nos dias de Cristo, os cintos tinham diversas finalidades práticas. Enfiavam-se neles facas, ou facões, espadas ou tinteiros de chifre. Nele também carregavam dinheiro. Quando Jesus disse aos discípu¬los que, ao sair para a sua missão itinerante, não levassem no cinto nem ouro, nem prata nem cobre (Mt 10.9), estava-se referindo exata¬mente a essa prática.
Foi também um cinto que o profeta Ágabo pegou com Paulo, para amarrar suas próprias mãos e pés, mostrando o que estava para acontecer ao apóstolo (At 21.11).
"Cingir os lombos" ou prender as vestes com o cinto era uma ex¬pressão empregada em Israel que significava momentos de dificuldade. Certa ocasião, o profeta Eliseu disse a um dos filhos dos pro¬fetas que cingisse os lombos e fosse entregar determinada mensagem (2 Rs 9.1). Empregando a mesma idéia, Pedro diz aos cren¬tes para cingirem o entendimento (1 Pe 1.13).

Chapéus e adornos de cabeça
A Bíblia quase não faz menção do que se usava na cabeça, mas quase todo mundo a cobria com al¬guma coisa. E embora não haja nenhuma referência acerca de Jesus nesse particular, é quase certo que ele andava de acordo com os cos¬tumes da época.
Um dos adornos de cabeça mais usados era uma espécie de lenço quadrado. Embora quase sempre fosse branco, havia lenços de ou¬tras cores também. Para usá-lo, eles o dobravam diagonalmente, e o colocavam na cabeça de modo que as pontas ficassem para trás, junto à nuca. Para que não caísse, eles o firmavam com uma corda, no alto da cabeça. Nos dias de sol forte, esse lenço servia para pro¬teger o pescoço dos raios solares. Como outras peças do vestuário, tinha também outras utilidades. Protegia os olhos da luz do sol, e fun¬cionava como máscara para o rosto, caso o indivíduo fosse apa¬nhado por uma tempestade de areia.
É bem provável que Jesus usasse um desses lenços. Além disso, ele deve ter tido também um xale com que cobria a cabeça quando ia à sinagoga orar. Os solidéus, que hoje são conhecidos como kipá, usavam-se também nas sinagogas, e provavelmente era uma prática opcional.
É possível que, antes do exílio, os israelitas não tivessem ainda ad¬quirido o hábito de usar chapéus e outros tipos de adornos de cabeça, a não ser para ocasiões especiais. Muitas mulheres judias usavam en¬rolados em torno da cabeça véus que não eram propriamente um adorno. Já as mulheres das nações adjacentes gostavam desse tipo de atavio.
Existiam diversos tipos de adornos, de diversos formatos, cores e materiais (dentre os quais o turbante).
Nos escritos do Novo Testamento há poucas referências a adornos de cabeça (1 Co 11.15; 1 Tm 2.9; 1 Pe 3.3), e mesmo nessas poucas oca¬siões o texto está mais relacionado com a forma de arranjar o cabelo.


Deus o abençoe.....veja matéria abaixo....... "CALÇADO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário