Resgatenet

 photo banner-azul_zpsce90a19a.gif

quinta-feira

Hermenêutica Bíblica

Hermenêutica é a ciência e a arte que estuda a interpretação da Bíblia. Ciência porque estabelece regras positivas e invariáveis; arte porque suas regras são práticas. A Bíblia Sagrada é diferente de qualquer outro livro secular. Ela contém o Livro e a Mensagem! Como livro, ela contém 39 no Antigo Testamento, e 27 no Novo Testamento. Como mensagem, ela é a Palavra de Deus. Suas escrituras são compostas de histórias, profecias, poesias, enigmas, parábolas, romances, figuras e biografias.

As principais ciências auxiliam no estudo das Escrituras:
A hermenêutica, que procura descobrir o sentido exato das palavras e dos textos.
A crítica textual, que se propõe a determinar a exatidão das palavras e dos textos.
A exegese, que é a aplicação prática da hermenêutica e da crítica textual.

________________________________________
As principais leis da Hermenêutica que auxiliam na interpretação das Escrituras:
Lei do Contexto
A parte que vem antes ou depois do texto. Diz-se que não se deve interpretar um texto sem o auxílio do contexto, para não se fazer um pretexto: Lc 19:28-44; At 8:30-31; Is 53:7.

Lei do Texto Paralelo
Um texto deve ser auxiliado na sua interpretação utilizando o mesmo assunto que ocorre em outras partes das Escrituras Sagradas: Jo 19:18; Mc 15:27; Mt 27:38; Lc 23:39-43.

Lei da Autoria do Texto
Os diferentes autores da Bíblia viveram em tempos, culturas, situações sociais e regiões diferentes. Portanto, a forma de apresentação de um determinado texto para um povo que vivia situações diferentes, deve ser comparado com outros em tempo ou forma remota: Ef 5:22-27; I Pe 2:5-10; Ct 8:5-10.

Lei da Interpretação do Texto
A interpretação do texto é aquilo que a passagem quer dizer no tempo, no espaço e nas circunstâncias que foram escritas. O literalismo busca o que o texto quer dizer (Jo 21:6); o simbolismo busca o que a figura quer dizer (Ap 3:20).

Lei da Aplicação do Texto
Um mesmo texto pode ser aplicado a pessoas ou clãs vivendo épocas ou situações geográficas diferentes: Mt 13:24-30.

Lei da Implicação do Texto
Num sentido filosófico, pode se dizer que uma pessoa geme porque está doente. Ai está a lei da implicação – a manifestação patente do latente. Se uma pessoa tem seu rosto plácido é porque o coração está alegre. Como o batismo no Espírito Santo biblicamente é evidenciado pelo crente falar em outras línguas, assim só se pode profetizar os que receberam, de igual forma, a virtude desse Espírito: Mt 13:25; Ap 3:18-20.

Um comentário:

  1. Gente boa, obrigado pelo convite para visitar o teu blog. Já que aqui estou, gostaria de participar desse post então. Como jornalista de formação, penso que hermenêutica é uma ferramenta para ser aplicada em de textos e processos interpretativos em geral, não exclusivamente da bíblia. Só gostaria de dividir o pensamente de que é, de certa forma, temerário se apoiar nessa ferramenta para se orientar espiritualmente, pois muitas religiões usam a bíblia para se justificarem. O Fator decisivo na hermenêutica da vida é o Espírito da Verdade, que Jesus disse que viria após sua ascensão. Em nenhum momento ele citou que as escrituras teriam esse papel de guia principal, embora seja de enorme importância, porém somente se associada a esse Espírito que em nós habita (por graça é claro). A segurança nEle é tão completa, que se todas as bíblias do planeta fossem destruídas agora mesmo, não haveria qualquer motivo para se preocupar. É só isso que gostaria de compartilhar porque vejo que muitos colocam a bíblia como um elemento vinculado à única via de acesso à Verdade e que a expressão "Palavra de Deus" nem sempre quer dizer "bíblia santa/sagrada" e vice-versa ou qualquer coisa que se identifique com o "Livro de Elí" de Gary Whitta e estrelado por Denzel Washington. É por isso que Paulo mesmo escrevia as cartas e ainda assim preferia que a sua pregação consistisse em demonstração de Espírito e não no seu próprio discurso hermenêutico. Ele disse/escreveu isso que se transformou no que chamamos de Novo Testamento, essa segunda fração da bíblia. O evangelho sempre existiu e se manifestou a nós seres humanos pela encarnação da Palavra e não pela tinta em papel, apesar de a bíblia ser meu livro predileto.
    "...esse [Espírito Santo] vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito" - essa palavra não estava escrita, mas se tornou escritura. Portanto se a bíblia porventura desaparecer, o outro Consolador além de Jesus, estará pronto para te guiar como sempre está.
    Bye

    ResponderExcluir